ADVOCACIA ESPECIALIZADA
EM PLANOS DE SAÚDE

Temos mais de 10 anos de experiência na redução de mensalidades em planos de saúde.

plano de saúde muito caro?

Anualmente, os contratos de plano de saúde sofrem reajustes das mensalidades, no entanto, os índices (%) aplicados nesses reajustes, em grande parte, são em percentual elevado e assim considerados abusivos que, a cada ano, tornam o valor da mensalidade uma despesa muitas vezes insuportável. 

A abusividade é identificada quando os percentuais desses reajustes são diferentes dos índices (%) que a ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar) divulga, anualmente, para os planos individuais.

VEJA O QUE dizem nossos clientes

Verificada
Nos ajudou em um dos momentos mais difícil de nossas vidas.
Mateus Sonnewend
Mateus Sonnewend
2022-08-26
Verificada
Daniel é um advogado super competente e organizado! Atendeu todos os meus objetivos e o seu trabalho é incrível. Uma pessoa determinada e que possui um foco grande nas coisas em que faz! Só gratidão!
Vanessa Nogueira
Vanessa Nogueira
2022-08-26
Verificada
Atendimento diferenciado e esclarecedor!
Francisnei Felipetto
Francisnei Felipetto
2022-07-28
Verificada
Patricia Wanderley
Patricia Wanderley
2022-07-23
Verificada
Diego Santana
Diego Santana
2022-07-23
Verificada
Excelência no atendimento, ética e transparência.
Vanessa Ferreira
Vanessa Ferreira
2022-07-22
Verificada
Ivens Queiroz
Ivens Queiroz
2022-07-22
Verificada
Ótimo atendimento, excelentes profissionais.
Igor Andrade
Igor Andrade
2022-07-22
Verificada
Profissionais qualificados. Recomendo!
Samara Teixeira
Samara Teixeira
2022-07-22
Verificada
Atendimento perfeito, como sempre. Profissional competente, comprometivo. Garantia de excelentes serviços
Beatriz julia Abreu
Beatriz julia Abreu
2022-07-22

a possibilidade de revisão do plano de saúde independe da modalidade do contrato:

Plano empresarial

É aquele vinculado a uma empresa, seja por relação de trabalho, sócio ou ainda como dependente de alguém que que seja sócio ou empregado da empresa, para esta modalidade os índices de reajuste são determinados livremente pela operadora do plano de saúde

Plano coletivo por adesão

É aquele vinculado, a entidades associativas ou  entidade de classe (CRM, CREMEB, ABM, CREA, OAB, COREN, dentre outros) e que via de regra possuem uma administradora de benefícios (Qualicorp, AFFIX, IBBCA e outros), para esta modalidade os índices de reajuste são determinados livremente pela operadora e pela administradora do plano de saúde

Plano individual ou familiar

Nesta modalidade não existe qualquer tipo de intermediário, há uma contratação direta entre o beneficiário do plano de saúde e a operadora e em regra os índices de reajuste são determinados pela ANS

Dessa forma, os planos empresariais e coletivos por adesão, por não estarem sujeitos a interferência da ANS estão vulneráveis aos reajustes arbitrários e abusivos.

Tipos de reajuste que podem ocorrer no contrato

Reajuste anual – aquele que ocorre, anualmente, e geralmente no mesmo mês do aniversário do contrato (mês da contratação) ;

Reajuste por mudança de faixa etária, relacionado à idade do beneficiário, ou seja, quando este atinge a idade de outra faixa, conforme quadro exemplificativo abaixo.

Como Funciona o Procedimento?

1- Entre em contato

Seja atendido por um especialista que irá coletar as informações do seu caso e apresentar um diagnóstico.

2- Proposta

Após análise do seu caso, apresentaremos nossa estratégia e proposta de prestação de serviços.

3- Contratação

Assinatura de contrato e procuração específica. Tudo isso de forma digital e sem uso de papel.

4- Ajuizamento da ação

Pronto! Em até 10 dias nossa equipe irá protocolar a ação, informar dados do processo e data da audiência. A partir dessa fase, manteremos você informado de todos os passos importantes do seu processo.

Sobre

Ribeiro Advocacia

RIBEIRO ADVOCACIA, foi fundado com a missão de efetivamente contribuir com cada cliente de forma consultiva, preventiva ou mesmo contenciosa, sempre com o compromisso de uma atuação individualizada para a efetiva compreensão da real necessidade e interesse de cada cliente. 
 
Tal forma de atuação tem como missão ser parte integrante, participar, auxiliar e atuar de forma eficaz para alcançar os objetivos e atender as necessidades.

Nosso Diferencial

Inovação e Criatividade

Colocamos as ideias em realidade, oferecendo sempre a você um serviço de excelência.

Disponibilidade

Agilidade e conforto que você precisa.

Tecnologia de Ponta

Tecnologia jurídica a serviço dos nossos clientes.

Profissionais Especializados

atendimento por especialista.

Experiência

A confiança de ter o seu caso tratado por quem entende.

Referência

A garantia de ter o seu caso confiado à uma equipe exemplar.

Perguntas frequentes

Não. É garantida a manutenção do plano de saúde sem qualquer alteração na cobertura de atendimento e tratamento em curso, trata-se tão somente de reajuste do valor da mensalidade.

Não. Nos contratos das pessoas com 60 anos ou mais é vedado reajuste por idade, pois são considerados discriminatórios. Portanto, a última faixa etária é 59 anos de idade e, depois disso, o único reajuste que poderá ocorrer é o anual.

É simples. Se o percentual do reajuste da sua mensalidade anual foi maior do que o percentual determinado pela ANS para os planos individuais, o que na prática, em se tratando de plano empresarial ou coletivo por adesão, os reajustes são superiores causando um aumento abusivo. 

Sim. Quando do ingresso da medida judicial um dos pedidos formulados é o pedido liminar para imediato recálculo e reajuste da mensalidade em caráter de urgência.

Em verdade, em 2020 não houve diminuição do valor da mensalidade, mas apenas uma suspensão do reajuste, ou seja, durante o ano os contratos não foram reajustados, assim sendo em 2021 foi realizada a cobrança retroativa e parcelada. 

Em 2021, foi determinada uma redução da mensalidade pela ANS, para o plano individual ou familiar, pois o índice de reajuste foi negativo.

É uma fórmula para calcular o índice de reajuste anual nas mensalidades dos contratos de planos de saúde coletivos, tomando como base a utilização dos segurados e assim sendo teoricamente transfere a “despesa” e risco do seguro para os beneficiários. Apesar de estar previsto em contratos, estes reajustes não são submetidos a qualquer tipo de fiscalização ou interferência da ANS ou pela Lei 9.656/98. E assim sendo as operadoras dos planos de saúde tem liberdade para aplicar os reajustes unilateralmente, e isso expõe o consumidor a uma grande  desvantagem e abusividade.

Trata-se de grupo com menos de trinta vidas, conhecidos como PMEs – pequenas e médias empresas, para a qual existe uma regra específica para a aplicação do reajuste por sinistralidade.

 A ANS editou a Resolução Normativa nº 309, que determina às operadoras e seguradoras a agruparem os contratos de planos coletivos que mantêm com menos de 30 vidas, para que a apuração do índice de sinistralidade seja realizada em conjunto a fim de aplicação do mesmo índice de reajuste para todos os contratos.

No entanto, esta apuração se demonstra obscura, faltando clareza o que induz a uma inevitável abusividade.

Fale conosco

RIBEIRO ADVOCACIA

© Copyright Ribeiro Advocacia. Todos os direitos reservados.
Falar Agora
Fale com um Advogado Especializado em Revisão de Planos de Saúde